Artigo Saúde

Saiba quantas vezes você pode doar sangue anualmente

Existem dois tipos de doadores de sangue: os que doam esporadicamente e os que são constantes e contribuem várias vezes durante o ano. Com isso, os hemocentros ficam com os estoques estáveis por um tempo, e conseguem atender emergências e às necessidades de quem precisa de doações de sangue. O que muita gente não sabe é que existe um limite de doações para os voluntários mais frequentes. O coordenador geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Flávio Francisco Vormittag, explica qual é essa quantidade de doações para cada pessoa.

Flávio Francisco Vormittag, coordenador geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.

“Os homens podem doar até quatro vezes por ano e nunca em um espaço inferior a dois meses. Para mulheres, o espaço de doação é de três meses, e o número de doações por ano que nós recomendamos é no máximo três. Homens com até quatro doações por ano, e espaço mínimo de dois meses entre uma doação e outra, e mulheres até três doações por ano, com intervalo mínimo de três meses entre uma e outra.”

Quem quiser ser um doador de sangue precisa ter entre 16 e 69 anos. Os menores de idade necessitam de autorização dos pais ou responsáveis. O doador precisa também pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Para mais informações sobre doar sangue, acesse: saude.gov.br/doesangue

Informações: Agência do Rádio. Imagem: Ministério da Saúde

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *