Saúde Variedades

Verdade ou caô: comer rápido engorda?

Você toma o café correndo pra não perder a hora? Põe seu prato e espera o programa começar na tv pra dar a primeira garfada, e quando vê já comeu tudo? Pois saiba que corre o risco de desenvolver síndrome metabólica, doenças cardíacas, diabetes e acidentes vasculares cerebrais (o famoso “derrame”), diz pesquisa da American Heart Association, além de engordar.

Pesquisadores da Universidade de Hiroshima, no Japão, acompanharam 642 homens e 441 mulheres em cinco anos, identificando-os como comedores lentos, normais ou rápidos. Eles descobriram que os comedores rápidos eram 11,6% mais propensos a desenvolver síndrome metabólica – definida como pressão arterial elevada, altos níveis de gorduras ruins (triglicerídeos) e alto nível de açúcar no sangue após um período de jejum.

A solução

Outro estudo, da China , descobriu que as pessoas comem 10% menos se mastigarem seus alimentos 40 vezes ao invés de 15 vezes.

Mastigar mais ajuda a digerir, pois a saliva possui enzimas que lubrificam e começam a digerir o que você come – e permite que suas papilas gustativas “percebam” a refeição. Para comer mais devagar, fale entre garfadas (não durante elas), reduza o seu ritmo e não espere morrer de fome antes de comer.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *