FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Cultura Destaques

IPAC autoriza retirada de 106 obras de artes do artista Frans Krajcberg

 

No dia 24 de abril, representantes do MUBE (Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia), retiraram 106 obras do artista Frans Krajcberg, do sitio In Natura, localizado no município de Nova Viçosa, sem aprovação da gestão municipal, para exposição em museu do estado de São Paulo.

Por meio de rede social, populares e a gestora do município de Nova Viçosa relataram o descaso do Governo Estadual com a preservação das obras, que foram retiradas sem informação ou acompanhamento de comissão interna para apurar o procedimento feito pelo MUBE.

A gestora do município através de vídeo publicado em mídia social, informou ter participado de uma reunião com o diretor geral do IPAC, no qual foi solicitada sua opinião referente a possível retirada das obras, a gestora informou ser contra e afirma não saber da retirada. ” no dia 17 de abril, tive uma reunião com João Carlos, ele me falou que tinha a intenção de tirar as obras e levar para São Paulo, eu fui contra, não tem um investimento de obras do governo estadual em Nova Viçosa e ainda tirando nossa historia”.

Representantes da comunidade mostraram-se indignados por não saberem de fato o que estava ocorrendo e receosos no que se refere ao retorno das obras para o sitio IN NATURA. ” O artista escolheu Nova Viçosa para morar e o estado para doar suas obras, mas pelo descaso dos responsáveis o lugar não esta sendo cuidado”, afirmou uma moradora do município.

A retirada das obras foi autorizada pelo diretor geral do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia),João Carlos Cruz de Oliveira, que informou através da plataforma digital do governo, que a retirada também  será benéfica para a população da cidade de Nova Viçosa.

Segundo João, o IPAC, com o objetivo de assegurar a salvaguarda e preservação do acervo do artista Frans Krajcberg, por meio de Processo Administrativo, instaurou procedimento com a finalidade de contratação de empresa especializada para realização de serviços de avaliação e conservação no acervo de Frans Krajcberg do Sítio Natura, em Nova Viçosa. O ex-superitendente de desenvolvimento territorial da cultura e maestro, Orley Silva, foi nomeado como novo gestor para o Sítio Natura e estará à frente dessas ações.

RESUMO DE TERMO DE COMODATO ENTRE O IPAC E MUBE

Entre: Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC e a Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia – MUBE.

Objeto: Empréstimo de 106 (cento e seis) obras de arte, de autoria do artista FRANS KRAJCBERG e que compõem o acervo do ESTADO DA Bahia, para compor a exposição “Frans Krajcberg: por uma arquitetura da natureza”, que será realizada no MUBE, situado na Avenida Europa, 218 – Jardim Europa, São Paulo – SP, de 07 de maio a 07 de agosto de 2022. Vigência: 22 de abril a 30 de agosto de 2022, período que compreende o Sítio Natura, KM 2, Estrada de Mucuri – Nova Viçosa-Ba para a sede do MUBE, higienização, conservação e restauro das obras, quando necessário, montagem, exposição, desmontagem e transporte de retorno ao Museu do Recôncavo Wanderley Pinho – MRWP, situado em Caboto, Candeias/ BA.MAM/BA. Assinatura: João Carlos Cruz de Oliveira – Diretor Geral do IPAC – Comodante e Flávia Quadros Velloso – Comodatário, Processo nº 062.1982.2022.0000778-37.

 

Por Natacha Nakamura – Grupo FM