FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Saúde

Crise de desabastecimento afeta áreas da saúde e da alimentação

O Bem Estar desta quinta-feira (31) repercute a crise de desabastecimento na saúde e também na alimentação em todo o país. A nutricionista Andrea Zaccaro dá dicas para substituir os alimentos sem desequilibrar a dieta. Já a médica infectologista, Rosana Richtmann, explica a urgência de quem não pode esperar por doação de sangue, cirurgias e medicamentos para hemodíalise, por exemplo.

Vacinação contra gripe
O Ministério da Saúde prorrogou a vacinação contra gripe até 15 de junho em todo país. A recomendação foi adotada em decorrência dos possíveis impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde. A campanha estava prevista para encerrar nesta sexta-feira, 1º de junho.

Doações de sangue

A paralisação dos caminhoneiros atinge também as doações de sangues e reflete nas cirurgias marcadas (eletivas) em todo o país. Em Divinópolis, no centro-oeste de Minas Gerais, a situação é preocupante. A queda de doações de sangue chega a 70% na unidade que é responsável pelo abastecimento de sangue para diversos hospitais da região. Em João Pessoa, na Paraíba, a doação de sangue também diminuiu e falta insulina em postos de distribuição do estado.

Hemodiálise
O Hospital Regional de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, diminuiu o tempo de tratamento de pacientes que fazem hemodiálise por causa da falta de insumos e medicamentos. O hospital atende 45 cidades da região.

Frigoríficos parados: veja como substituir a proteína animal no dia-a-dia
Os frigoríficos diminuíram os abates porque não têm como transportar a carne. Em Mato Grosso, a redução nos abates começou há uma semana. Atualmente os frigoríficos do estado estão parados. Os funcionários foram dispensados e só retornarão ao trabalho depois que os animais começarem a chegar para o abate. Nutricionista explica como substituir a proteína animal no dia-a-dia.

Por: G1, São Paulo