FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Saúde

Dieta rica em vegetais reduz colesterol em 17% e protege seu coração

 

Não há dúvidas de que um cardápio rico em verduras, frutas, legumes e grãos integrais é ótimo à saúde. Para confirmar os benefícios dessa alimentação, cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, decidiram analisar seu potencial para prevenir doenças.

Não há dúvidas de que um cardápio rico em verduras, frutas, legumes e grãos integrais é ótimo à saúde. Para confirmar os benefícios dessa alimentação, cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, decidiram analisar seu potencial para prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.

O estudo teve como ponto de partida a “dieta portfólio”, um plano apresentado em 2011 por pesquisadores da mesma instituição como eficiente para reduzir a taxa de colesterol no organismo. O método recomenda a ingestão diária de 42 gramas de oleaginosas, 20 gramas de fibras solúveis, 2 gramas de fitoesteróis e 50 gramas de proteína vegetal –mais abaixo mostramos em quais alimentos você encontra essas substâncias.

Publicada no periódico Progress in Cardiovascular Diseases, a metanálise canadense investigou 439 pessoas com hiperlipidemia que seguiram a “dieta portfólio”. O trabalho científico descobriu que a alimentação reduziu em 17% o LDL (colesterol ruim), além de ter diminuído o nível de triglicérides no sangue e a pressão arterial.

“Nosso estudo demonstrou que alguns tipos de vegetais são especialmente efetivos para turbinar a saúde cardiovascular geral”, concluiu Hana Kahleova, uma das autoras da pesquisa.

Oleaginosas No plano canadense, o recomendado é comer 42 g por dia desse grupo de alimentos. Fazem parte dele a noz, a castanha-de-caju, a macadâmia, a avelã, o pistache.

Proteína vegetal Você encontra o nutriente principalmente nas leguminas: feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha e soja. A dose diária de proteína varia de pessoa para pessoa e deve ser indicada por um nutricionista, mas a dieta “portfólio” sugere 50 g do nutriente de origem vegetal.

Fibras solúveis Estão presentes em diversos vegetais, como aveia, berinjela, quiabo, maçã, laranja e frutas vermelhas. O indicado é consumir 20 g de fibras solúveis ao dia –você geralmente consegue isso ao seguir a recomendação da Organização Mundial da Saúde de comer pelo menos cinco porções de frutas, hortaliças e legumes.

Fitoesteróis Essas substâncias têm estrutura química semelhante ao colesterol, e inibem a absorção do lipídeo no intestino. São encontradas principalmente nas sementes e grãos integrais, como nozes, castanhas, gergelim, trigo e milho. A recomendação é ingerir 2 g de fitoesteróis, o que é alcançado com uma dieta rica em vegetais.

Fonte: UOL