O escritor carioca Raiam Santos, 28 anos, usou as redes sociais para denunciar um ato racista sofrido na partida entre Brasil e México, ocorrida na segunda-feira (2). Em seu perfil no Instagram, o brasileiro postou um vídeo que mostra um torcedor mexicano imitando um macaco. Raiam registrou a cena e escreveu:
“Aí… não esperava esse gesto de um mexicano em um estádio da Copa. Sou brasileiro, sou negro e sou pentacampeão! Racistas não passarão! Pode ir pra casa assistir Chapolin que eu tô indo pra Kazan, otário! #SayNoToRacism #RacistasNãoPassarão #RacistaEliminado”, postou.
Ao G1, ele disse que por pouco não partiu para a briga. “Eu tive vontade de pular ali e sair na mão com ele, mas eu tive que ser frio e calculista. De todos os brasileiros que estavam na seção, ele resolveu menosprezar o único negro”, contou. Segundo ele, o clima era de descontração entre as torcidas, apesar das provocações.
Raiam admitiu que também provocou os mexicanos. “Eu mandei o pessoal para a Vila do Chaves ou cheirar cocaína no México. Mas esse cara específico foi diferente. Ele fez sinal de macaco e apontou para mim. Eu peguei o celular rápido e gravei. Toda a torcida estava provocando, mas a atitude dele foi séria”, afirmou.
Por B News