A Sociedade Brasileira de Diabetes reuniu-se com o Ministério da Saúde no dia 3 de julho para discutir estratégias de conscientização acerca da doença, que é considerada uma epidemia diante dos números que se elevam a cada ano e o recente dado da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), apontando 54% de aumento nos homens, entre 2006 e 2017. No entanto, o tema não estava mais no Calendário de Saúde do Ministério.
Durante a reunião, representantes da Vigilância Epidemiológica e Promoção à Saúde, da Secretaria de Assistência à Saúde e Atenção Básica, acertaram as estratégias para retomar a parceria com a SBD já este ano. Dentre elas, a (re) incorporação do Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, no Calendário da Saúde.
“Esta conquista é fruto do trabalho desenvolvido pelo Advocacy da SBD e faz parte da nossa atuação em prol da divulgação de informações a respeito da doença. Junto ao MS, articulamos para que Novembro agora seja também marcado como o mês de conscientização do diabetes”, afirma a Dra. Hermelinda Pedrosa, presidente da SBD.
Além da SBD, representada pela Dra. Hermelinda, também estiveram presentes a ADJ Brasil, com o Presidente Gilberto Soares Casanova, e Vanessa Pirolo, e a Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes (FENAD), com Luiz Medeiros.