nesta segunda e terça-feira (23 e 24), o Mutirão de Cirurgias atende em Amargosa, na Praça Lourival Monte, onde as unidades móveis ficarão estacionadas atendendo a população das 7 às 17 horas. Os pacientes devem chegar ao local munidos do cartão do SUS, carteira de identidade, comprovante de residência e os exames indicando a cirurgia.
Nesta fase de triagem, os pacientes passam por consulta com cirurgião e realizam exames pré-operatórios para ser submetidos a uma das cirurgias ofertadas pelo programa: hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia, colecistectomia e tireoidectomia (retirada da tireoide), no caso dos pacientes adultos.
Já para as crianças de 4 a 13 anos são disponibilizadas as cirurgias de amigdalectomia com adenoide; hernioplastias inguinal, umbilical e epigástrica; retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia), mas primeiro os responsáveis se dirigem às unidades móveis com toda a documentação para fazer o cadastro, que não requer a presença das crianças.
Quem for fazer cirurgia de vesícula precisa estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, é necessário levar o exame preventivo atual e o Beta HCG. E todos devem levar exames laboratoriais e outros que possuam, além dos documentos pessoais como cartão do SUS, carteira de identidade e comprovante de residência. Quem for realizar tireoidectomia serão triados na etapa vigente e encaminhados para agendamento de consulta especializada e, em seguida, será marcada a cirurgia.
Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no seguinte endereço: http://
Após a etapa de Amargosa, o mutirão de cirurgias chega a cidade de Camacan nos dias 30 e 31 de julho. A unidade móvel ficará na Praça Rui Barbosa (Pracinha do Bebé), no prédio da Cáritas, antiga Creche. Além de Camacan, Buerarema, Ibicarai, Itaju do Colonia, Jussari, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória e São José da Vitória são os municípios contemplados.
Fonte : Secretaria de saúde do estado da Bahia