Uma baleia jubarte foi encontrada morta no início da manhã desta sexta-feira (3), em Mar Azul, no município de Aracruz, no Norte do estado. Ainda não é possível dizer o que provocou a morte do animal, mas material foi colhido e levado para laboratório. O mamífero foi enterrado na praia.
A médica veterinária do Instituto Baleia Jubarte, Larissa Pavanelli, esteve no local com uma equipe de mais três pessoas para realizar a necrópsia no animal e indicar a causa da morte.
A veterinária afirmou ainda que se trata de um macho jovem, de mais de 11 metros, que tem aproximadamente duas temporadas de vida.
“O animal estava bastante decomposto, o que indica que ele morreu em alto mar e foi arrastado para a praia. Por conta disso, não conseguimos ter uma análise conclusiva sobre a morte, então recolhemos o material e vamos encaminhar para um laboratório”, disse a veterinária.
Ela orienta que quando for encontrado um animal encalhado, que a população não se aproxime por questão de saúde pública.
“A área precisa ser isolada, depois disso, pedimos para entrar em contato com o Instituto Baleia Jubarte, para o Norte do estado ou o Instituto Orca, no Sul”.
A baleia foi enterrada no mesmo local onde encalhou. O processo foi acompanhado pelas equipes de Fiscalização Ambiental e da Gerência de Recursos Naturais da Secretaria do Meio Ambiente de Aracruz (SEMAM) de Aracruz, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Baleia Jubarte.
Foi a comerciante Cidenia Moreira, de 49 anos, quem encontrou o animal na praia quando chegava para abrir seu quiosque, por volta das 6h. Em quatro anos trabalhando no local, ela conta que essa foi a primeira vez que encontrou uma baleia encalhada.
“É muito triste, porque a gente vê elas em alto mar fazendo coisas maravilhosas e quando encontrei, gravei a situação e comuniquei para todo mundo do bairro. A prefeitura veio e isolou a área”, relatou
Por G1