A lira turca, que afundou cerca de 16% na sexta-feira, estava em baixa novamente e atingia outra mínima recorde.
A moeda chegou a cair 10% nas negociações durante a noite e atingiu a mínima de 7,1326 frente ao dólar norte-americano antes de reduzir brevemente algumas perdas e ser negociada a 6,8657, ainda em queda de 7,3% no dia (USD/TRY).
A lira encontrou alguma sustentação depois que o banco central da Turquia se comprometeu a fornecer liquidez e cortar as exigências de reserva para os bancos turcos. As medidas liberarão 10 bilhões de liras, US$ 6 bilhões e US$ 3 bilhões equivalentes de liquidez de ouro no sistema financeiro, disse o banco.
A declaração do banco central veio depois que o ministro das Finanças Berat Albayrak – que é genro do presidente Tayyip Erdogan – disse que a Turquia começaria a implementar um plano de ação econômico para aliviar as preocupações dos investidores, sem dar detalhes sobre o que os passos seriam.
A lira turca perdeu quase 50% de seu valor este ano, em grande parte devido às preocupações com a crescente influência de Erdogan sobre a economia, suas repetidas solicitações por taxas de juros mais baixas diante da alta inflação e pela piora das relações com os Estados Unidos.
Fonte: Invetsing.com