FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Política

Liderança política, alianças e Previdência: a participação de Marina Silva no JN

 

A candidata à presidência da República pela Rede Sustentabilidade, Marina Silva, foi a quarta e última entrevistada por William Bonner e Renata Vasconcellos no Jornal Nacional. Entre os temas abordados e de maior insistência dos jornalistas, liderança política, reforma da Previdência e alianças entre partidos.

A primeira questão colocada por William Bonner foi a respeito de uma suposta falta de liderança de Marina Silva e como ela pretende convencer os eleitores de que tem as qualidades de uma líder. O jornalista questionou a respeito da saída de integrantes da Rede menos de dois anos após a fundação da legenda. Marina defendeu que entende a saída das pessoas dos partidos como um processo natural em uma democracia.

Calma durante a sabatina, a candidata da Rede foi pressionada também no tocante à corrupção. Bonner e Renata foram incisivos ao perguntar sobre as alianças formadas pelo partido com legendas do centrão, muito criticado por Marina, além de PT e PSDB. A ex-ministra respondeu afirmando que nunca esteve envolvida em esquema de corrupção em mais de 30 anos de vida pública.

Outro tema de destaque foi a reforma da Previdência. Marina Silva criticou Dilma Rousseff e Michel Temer pela forma como apresentaram a proposta e não apresentou uma resposta concreta quando perguntada sobre a idade mínima de aposentadoria.

O próximo entrevistado pelo Jornal Nacional seria o ex-presidente Lula, mas o petista está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, e está impedido pela Justiça Federal de dar entrevistas.

Reportagem, Thiago Marcolini