FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Política

Brasil e Chile encerraram as rodadas de negociações para celebrar o acordo de livre comércio entre os dois países.

O futuro acordo deverá ser assinado até dezembro. O documento incluirá 17 áreas, de eletrônicos a comércio de serviços, sem abordar questões de natureza tarifária.

Os países concordaram em eliminar a cobrança de roaming internacional para dados e telefonia móvel entre os dois países.

O Brasil assume, pela primeira vez em acordo bilateral, compromissos no âmbito do comércio eletrônico, práticas regulatórias, transparência em anticorrupção, cadeias regionais e globais de valor, gênero, meio ambiente e assuntos trabalhistas.

O objetivo central é facilitar o comércio, defininfo posições sobre propriedade intelectual envolvendo empresas de pequeno e médio porte, entre outras.

O novo documento comporá o Acordo de Complementação Econômica entre o Mercosul e o Chile, que estabelece remoção de tarifas de importação em comércio bilateral.

O Chile é o segundo principal parceiro comercial do Brasil na América do Sul. Em 2017, o comércio bilateral alcançou US$ 8,5 bilhões, 22% a mais, comparando com o mesmo período do ano passado.

Por Agência Brasil