Promovido pela Conservação Internacional, o “Festival Diversidade: Conecte-se à sua natureza” tem como objetivo celebrar a riqueza natural e cultural do Extremo Sul da Bahia
Nos dias 06, 07 e 08 de dezembro acontecerá na cidade de Caravelas o “Festival Diversidade: Conecte-se à sua natureza”, que tem como objetivo celebrar a riqueza natural e cultural do extremo sul da Bahia, através de oficinas, mostra de filmes em telões e em realidade virtual, passeios eco-turísticos e rodas de conversas, além de claro, muita música regional e atrações culturais das aldeias indígenas do território como o Awê, uma tradicional cerimônia realizada pelos índios Pataxós.
A programação, feita com atividades relacionadas ao meio ambiente, inclui oficina de observação de aves, famtours ao Recife de Timbebas (no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos) e à Resex do Cassurubá, tours ecológicos aos Parques Nacionais do Descobrimento e Monte Pascoal, mostra de filmes, filmes em realidade virtual, rodas de conversas sobre o Turismo de Base Comunitária (TBC) e sobre Negócios com com Soluções Baseadas na Natureza (SBN) e, um dos destaques, o Vem Passarinhar, onde os participantes poderão caminhar pela natureza para observar e aprender a identificar aves em seu habitat natural. Além disso, o festival terá uma variada programação noturna que será comandada por atrações locais.
“O Festival Diversidade encerra um dos principais projetos que a Conservação Internacional desenvolveu no território, o Parques Para Prosperar, e estamos satisfeitos em promover o evento com os parceiros locais que ao longo dos dois últimos anos não mediram esforços e trabalharam juntos para o crescimento do território. O trabalho desenvolvido pela nossa equipe baseada em Caravelas, com o apoio do Instituto Humanize, trouxe benefícios sociais, ambientais e econômicos para os locais onde o projeto acontece e tem um impacto global também, que pode ser replicado em outros modelos de gestão e turismo sustentável em parques nacionais”, diz Mauricio Bianco líder interino da Conservação Internacional no Brasil.
Na ocasião, também serão lançados o site Abrolhos Eco, um importante canal com informações sobre iniciativas sustentáveis da região e orientações gerais para os interessados em visitar o território de Abrolhos Terra e Mar, com suas diversas Unidades de Conservação. “Será uma plataforma muito rica e especial, com muito conhecimento disponível para um público amplo, como turistas, moradores e até mesmo pesquisadores, elaborado de forma participativa por um conjunto de parceiros locais”, destaca Guilherme Dutra, Diretor de Estratégia Costeiro e Marinha da CI-Brasil. Será lançado também o aplicativo Pau Brasil, que auxiliará os visitantes nas diferentes trilhas do Parque Nacional do Pau Brasil, região declarada pela UNESCO como Sítio do Patrimônio Mundial da Humanidade.
Segue programação detalhada:
QUINTA-FEIRA l 06.12.2018
08 às 17hs – Famtour para o Recife de Timbebas
08 às 17hs – Visita ao Parque Nacional do Descobrimento
10 às 12hs e de 14 às 17hs – Realidade Virtual
10 às 12hs e de 14 às 17hs – Mostra de vídeos
15 às 17hs – Oficina de Observação de Aves
17 às 18:30hs – Vem Passarinhar
19hs – Roda de Capoeira
SEXTA-FEIRA l 07.12.2018
6:30 às 7:30hs – Vem passarinhar
08 às 17hs – Visita ao Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal
08 às 17hs – Famtour para a Resex do Cassurubá
10 às 12hs e de 14 às 17hs – Realidade Virtual
10 às 12hs e de 14 às 17hs – Mostra de vídeos
18hs – Aulão de Jiu-Jitsu
19hs – Bate papo com Alan Camargo
20hs – Noite cultural
SÁBADO l 08.12.2018
10 às 12hs – Roda de Conversa: Turismo de Base Comunitária – TBC
15 às 18hs – Roda de conversa: Negócios com SBN
19hs – Aulão de Lambada
20hs – Congada
21hs – Noite cultural
Serviço l Festival Diversidade: Conecte-se à sua natureza
Quando: De 06 a 08 de dezembro de 2018
Local: Sede do Movimento Cultural Arte Manha l Rua Dr. José André Cruz, 457, Caravelas, BA
Entrada gratuita
Conheça o site do Festival Diversidade clicando aqui.
Sobre a Conservação Internacional
A Conservação Internacional é uma organização brasileira sem fins lucrativos, que trabalha a proteção da natureza para o bem-estar humano. Porque precisamos da natureza para prosperar. Em suas abordagem, usa ciência, políticas e parcerias para proteger os elementos da natureza os quais precisamos para produzir alimentos, água e nossos meios de subsistência. Fundada em 1987, a Conservação Internacional Brasil e parte da rede Conservation International que atua em 6 continentes e 26 países para garantir um planeta saudável e próspero para todos. Saiba mais sobre a Conservação Internacional, através da campanha “A Natureza Está Falando” e sua série de projetos de realidade virtual: “Amazônia Adentro”, “My Africa” e “Valen’s Reef.” Siga o trabalho Conservação Internacional em nossas redes no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Apoiam o Festival Diversidade: Instituto Humanize, ICMBio, Instituto Baleia Jubarte, Movimento Arte Manha, RPPN Estação Veracel, APRHOPE, Associação Despertar Trancoso, RPPN Rio do Brasil, Aldeia Pataxó do Pé do Monte, Abrolhos Dive Inn, Secretaria de Cultura e Turismo de Caravelas e Secretaria de Turismo do Prado.
Informações para a imprensa:
Átila Ximenes – Assessor de Imprensa do Festival Diversidade
(11) 98956-1818 ou (73) 98864-6967
atilaximenes@gmail.com
Por Átila Ximenes