FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Política

Brasil volta a ser comando por um Vice-presidente após dois anos e nove meses

Jair Bolsonaro embarcou na noite deste domingo (21) para Davos, na Suíça, para participar do Fórum Econômico Mundial. Com a viagem, o país passou a ser comandado pelo vice-presidente, Hamilton Mourão.

O Brasil voltou a ter como presidente em exercício o vice-presidente após quase três anos. Segundo o Palácio do Planalto, a última vez que isso aconteceu foi no dia 21 de abril de 2016, há exatos dois anos e nove meses.

Na ocasião, o então vice-presidente Michel Temer assumiu a Presidência porque a então presidente Dilma Rousseff viajou para Nova Iorque para assinar o Tratado de Paris sobre Mudanças do Clima.

A cadeira de vice ficou vaga no dia 12 de maio de 2016, quando Temer tomou posse como presidente em exercício, após o afastamento de Dilma. Quando Temer se ausentava do país, quem assumia era o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Durante o mandato de Temer, o presidente do Senado na época, Eunício Oliveira, e a então presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, também estiveram à frente do Planalto.

Em sua conta no Twitter, Hamilton Mourão disse ser uma honra estar no exercício da Presidência da República e desejou uma boa viagem a Bolsonaro.

Ao amanhecer deste dia, quero expressar a honra de estar no exercício da Presidência da República. Desejo uma excelente e proveitosa viagem ao Presidente @jairbolsonaro e comitiva a Davos. Por aqui, manteremos a posição!

— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) 21 de janeiro de 2019

 

Reportagem, Paulo Henrique Gomes