MELBOURNE (Reuters) – O finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, tirou proveito de um pitstop tardio para desbancar o companheiro de equipe e atual campeão mundial, Lewis Hamilton, e conquistar o Grande Prêmio da Austrália, neste domingo, em uma corrida que descreveu como a melhor de sua vida.
Após largar atrás do pole position Hamilton, Bottas deu o bote no britânico durante uma largada confusa no circuito de Albert Park e manteve a liderança para chegar à quarta vitória de sua carreira, com cerca de 20 segundos de vantagem depois de atrasar a troca de pneus.
O segundo colocado Hamilton, que trocou os pneus para compostos médios sete voltas antes de Bottas, teve que lutar para segurar o terceiro colocado Max Verstappen e contou com a sorte, uma vez que o piloto da Red Bull passou sobre a grama e perdeu segundos vitais.
Bottas conquistou sua primeira vitória desde Abu Dhabi em 2017 e acrescentou a cereja ao bolo garantindo um ponto de bônus pela volta mais rápida no circuito à beira do lago, com 1min25s580.
“Eu não sei o que aconteceu. O começo foi muito bom, foi definitivamente a minha melhor corrida de todos os tempos”, disse o finlandês.
Por Ian Ransom