Dar um tempo ou até excluir as redes sociais é uma tendência cada vez maior entre os jovens. É o que mostra um levantamento da Infobase Interativa. A descoberta chama atenção para o rádio, que vem tentando se adaptar aos novos hábitos de consumo e às diferentes plataformas. Ao mesmo tempo em que as redes sociais perdem espaço entre os jovens, o rádio se mantém popular, com destaque para a audiência entre 20 e 34 anos.
De acordo com a pesquisa da Infobase, os jovens têm identificado problemas causados pelas redes sociais e, por isso, 64% declaram ter dado uma pausa e 34% afirmam estar saindo permanentemente das redes. Entre os problemas apontados estão a falta de produtividade e de atenção, aumento de ansiedade, depressão e queda de autoestima.
De acordo com o levantamento mais recente do Kantar Ibope Media, os jovens se mantêm sintonizados no rádio: 89% deles escutaram rádio diariamente nos últimos três meses. O dado está no estudo “Book do Rádio”, do Kantar, que detalha o comportamento do consumo de rádio em 13 regiões metropolitanas. A pesquisa revelou ainda que 78% das pessoas afirmam que o rádio é fonte de notícias confiáveis.
Escrito por Tainá Farfan