Por Carolina Rosa/ Reportagem Beto Ramos
O bairro Cidade Nova é um dos maiores bairros do município e está situado em Itabatã, sendo maior que diversos povoados em torno da região, foi criado em 2004 com a venda dos lotes e cresceu muito com o tempo, hoje é uma base eleitoral com seis mil eleitores, daí já podemos ter uma ideia da importância do bairro para Mucuri como um todo.
A questão é que hoje o bairro que poderia ser um bairro modelo em infraestrutura e organização, passa por uma série de dificuldades por conta do descaso vindo do poder público. Dentro desses quinze anos que o bairro foi construído não foram feitas medidas de saneamento básico por que não tem esgoto, não tem segurança nem outras assistências.
Como é de costume averiguar as notícias, a redação da Abrolhos e FM News foi até o local conhecer os moradores e se deparou com depoimentos de denúncia sobre a situação que lá vivem.
Beto Ramos conversou com o morador Reginaldo operário de empresa privada que vive no bairro desde sua fundação e se indigna ao falar das medidas que estão tomando sem o menor critério ou estudo:
“Vim morar no bairro Cidade Nova há quatorze anos e já havia algumas construções pré-prontas, nós fizemos apenas acabamento. Desde lá, as promessas de melhoria existiam, mas entrou e saiu gestão e nada aconteceu”.
Reginaldo completou dizendo: “Hoje o que vemos aqui são medidas totalmente fora de contexto como uma empresa de terraplanagem fazendo serviço numa área urbana da cidade, enquanto não temos esgoto nas ruas, uma proliferação de doenças absurda. não temos um sistema de saúde que dê suporte à famílias que aqui vivem, é revoltante! Principalmente sabendo do alto valor de arrecadação do município e o nosso povo não vê esse retorno em nada”.
Ruas esburacadas, pessoas caindo de bicicletas, alagamentos pela falta de infraestrutura e uma gestão que finge não ver nada do que acontece com a própria população.
Conversamos com Sidnei que é outro morador da mesma rua e comerciante na cidade que nos contou seu relato:
“Agradeço o espaço que a rádio dá para o povo ter voz mas o sentimento é o mesmo do meu companheiro, moramos aqui uns há doze outros há quatorze anos e nada muda. Vemos cidades próximas de Mucuri, com valor de arrecadação muito inferior ao nosso mas que progridem, mesmo dentro de suas limitações estão sempre melhorando e aqui não vemos nada funcionando como deveria. A prefeitura nos deixa na mão em infraestrutura, saúde e segurança, escola para nossos filhos porque a grande maioria da rede pública está caindo aos pedaços. É muito desmotivador!”.
Durante a entrevista com esses trabalhadores, eles relatam inclusive vezes em que encontraram representantes da atual gestão e quando questionados disseram que “Não podem fazer nada” pelos moradores, ou seja, um total descaso e finalizam com a seguinte fala que nos marcou muito enquanto população e provedores de uma informação séria:
“Infelizmente o atual prefeito, dr. Carlos é uma decepção para nós moradores, comerciantes e trabalhadores em geral. Nós realmente o demos um voto de confiança exatamente por ser médico e seu vice farmacêutico mas os postos faltam remédios, nossas crianças muitas vezes ficam sem vacina e coisas básicas como a falta de esparadrapos como já presenciamos ou agulhas para aplicar remédio nos pacientes”.
O fato é que o município de Mucuri tem capacidade de ser uma cidade modelo para todo o estado da Bahia tendo em vista os altos valores arrecadados todo mês, mas o que acompanhamos e não de hoje, são profundas promessas de campanha sem resposta, cofres públicos com verba para suprir tudo que precisamos e uma população beirando à miséria pelo esquecimento.