Abrolhos Fm News/Beto Ramos/Carolina Rosa
Aconteceu nesta quarta-feira (17/04) um encontro especial promovido pelo Sebrae as secretarias de transporte e turismo das cidades que compõem o extremo sul baiano para avaliar um estado feito no carnaval com os turistas dessa região para saber de suas expectativas para com os municípios e traçar planos para as próximas eventualidades que acontecerão.
A pesquisa que foi feita no carnaval trouxe como maior objetivo saber os perfis dos turistas; De onde vem, como vem, como se hospedam na região (hotel ou pousada), além de questões como quem são, como gostam de se divertir, como veem o descanso. Pois essas informações são de extrema importância para os gestores das cidades que abrangem a Costa das Baleias se programem.
Por meio deste estudo descobriu-se que 71% da população que vem para nossa região vem por indicação, seja familiar ou de amigos, muito vem pelo famoso e infalível “boca a boca” e daí tiramos quão importante é oferecer o que há de melhor para essas pessoas.
Em conversa com Alex Brito, responsável regional do Sebrae é um dos organizadores do evento e aponta que mesmo com as dificuldades das prefeituras a aprovação do turista chega à 94%.
“94% do turista que vem para conhecer a região da costa das baleias querem voltar e isso é muito bom pra nós, ganhamos em muitos aspectos com esses números”.
A ideia central dessa reunião é o planejamento para aumentar ainda mais esse índice, ajudando assim movimentar toda economia local, sabendo que é possível pois outro indicativo é a média de 8,8 que nossos turistas nos deram em avaliação, são muitos pontos que fortalecem as condições positivas para o turismo local por esse motivos alertamos que as prefeituras necessitam olhar para essa avaliação e tomar iniciativas.
Outro ponto avaliado como positivo é o trabalho desenvolvido pela polícia militar nessas regiões pois trazem a sensação de segurança para os turistas que vem nos visitar melhorando ainda mais as condições para que famílias se sintam à vontade.
Andressa Bueno secretária administrativa de Prado conversou conosco sobre a importância da mobilização geral para aumentar a visibilidade da nossa região, aumentando também o turismo e naturalmente movimentando a economia local.
“Tudo que nós queremos é alavancar o turismo, mas um turismo feito com qualidade não qualquer coisa, feito de qualquer jeito”.
É fundamental essa parceria com o Sebrae trazendo números e novos horizontes possíveis para as secretarias responsáveis. Evidenciando o potencial que toda costa das baleias tem em mão!