Com um show marcado pela batida do samba-reggae e alguns de seus grandes sucessos, o Olodum comemorou 40 anos de história e de luta social, na tarde deste domingo (28), no Pelourinho, em Salvador. O evento teve a presença de convidados como o cantor Jau, ex-integrante do grupo, e a banda de reggae Adão Negro.
Ao longo destas quatro décadas, o Olodum contribuiu de forma decisiva para a internacionalização da música baiana e a promoção da Bahia no exterior. O grupo já passou por 40 países em praticamente todos os continentes. Como resultado, atraiu para a Bahia artistas como Paul Simon e Michael Jackson e um grande número de turistas, interessados em conhecer a força de seus tambores e coreografias.
Anfitrião da festa, o presidente João Jorge disse que – a partir de julho –” o grupo estará na turnê 40 Anos Olodum Samba-Reggae Cidadania, na África, Ásia e no Brasil, para contar a historia da cultura da Bahia”.
Presente ao show que lotou a Praça Tereza Batista, o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, destacou a importância do Olodum como referência da Bahia em todo o mundo.