Secretário é preso em ação contra esquema na Câmara de Ilhéus; dois vereadores estão foragidos
O ex-vereador e secretário municipal de Agricultura de Ilhéus, Valmir Freitas, e dois empresários foram presos ontem (15) na Operação Xavier, deflagrada pelo Ministério Público estadual, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no sul do estado.
Eram sete mandados de prisão e outros quatro suspeitos estão foragidos. Os executivos envolvidos tinham empresas que prestavam serviços terceirizados de organização das licitações e de contabilidade à Câmara Municipal de Ilhéus.
Segundo a investigação, as empresas eram responsáveis pelas fraudes em licitações que geraram contratações direcionadas de outras empresas pré-selecionadas.
Os valores dos contratos, por sua vez, eram superfaturados e uma parte deles era destinada como propina a vereadores que ocuparam a presidência do parlamento municipal no período investigado.
Estão foragidos dois vereadores, ambos ex-presidentes da Câmara Municipal de Ilhéus, e dois servidores da Casa Legislativa.
A operação também cumpriu dez mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos documentos e aparelhos eletrônicos. Conforme as investigações, a fraude foi operada entre os anos de 2001 e 2018. São investigados crimes contra a administração pública, fraudes em licitações e contratos e lavagem de dinheiro.
Por Juliana Almirante