FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Policia

Dados revelam níveis de violência infantil no Brasil

 

“No dia internacional das crianças vítimas de agressão, refletir sobre o afeto é essencial”

 

Abrolhos Fm News/ Texto Carolina Rosa

 

Em agosto de 1982 a Organização Mundial das Nações Unidas marcou o dia 4 de junho como o “Dia internacional das crianças vítimas de agressão” marco importante para o combate da violência vinda de várias formas.

De acordo com a Unicef, em 2015 foram registradas 17.588 mil denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes. 70% são meninas representando duas denúncias por hora. Outro ponto importante é que esse números são apenas de casos registrados considerando que muitos ficam no anonimato.

Segundo pesquisa do “Disque 100” as crianças e adolescentes são as principais vítimas de violência no Brasil, são numerosas denúncias e depoimentos que o disque denúncia recebe todos os dias.

A pesquisa informa que a região sudeste é a primeira em violência contra as crianças e adolescentes apresentando 62.657 mil casos, 28.455 foram registrados em São Paulo, 16.140 no Rio de Janeiro, 15.227 Minas Gerais e 2.835 no estado do Espírito Santo. Em seguida vem a região Nordeste com 35.856 dos casos, Sul com 16.139. Centro-oeste com 11.730 e por último a região Norte com 9.082 dos casos registrados.

As formas de violência são multifacetadas, vão de abuso sexual a violência física, emocional e psicológica além da exploração de trabalho infantil que também configuram violência.

De acordo com a UNICEF as taxas indicam um aumento significativo de 2016 para 2018 representando 7,2%, ressaltando a importância de olharmos para as “nossas” crianças e adolescentes como patrimônio para um mundo melhor, pois o ato de cuidar e ser afetuoso com o início da vida desses cidadãos impactam diretamente como eles se comportam na vida adulta, pois os traumas e medos vividos na infância geralmente perduram por toda a vida.