“
Na semana da liberdade de imprensa Fm News destaca a democratização da informação.”
Abrolhos Fm News/ Texto Carolina Rosa
A primeira semana de junho é marcada pelo Dia da Imprensa e o Dia da liberdade de imprensa no Brasil, a redação do Fm News fez uma edição especial de matérias dos desafios encontrados na profissão em tempos de polarização.
Aconteceu neste ano de 2019 uma reunião na ONU levantando o debate de um tema recorrente no meio da comunicação que é “Mídia pela democracia: Jornalismo em tempos de desinformação”.
O tema reforça o artigo 19 que diz a respeito da liberdade de opinião e expressão que é defendida com contundência na declaração universal de direitos humanos. Nos dias atuais com o acesso a internet a democracia está diretamente ligada a liberdade de expressão. Devido a globalização pesquisar, buscar a informação e construir uma opinião nunca foi tão instantâneo.
Porém como nem tudo são flores com a democratização da informação as “Fake News” se tornaram outro ponto crucial do debate sobre a informação moderna. Afinal, devemos ou não acreditar em tudo que lemos na rede? Especialistas reforçam que não.
Segundo o secretário-geral da ONU afirma que “Nenhuma democracia está totalmente completa sem acesso a informação transparente e confiável. Essa é a pedra fundamental para construir instituições justas e imparciais, para que se for preciso responsabilizar autoridades e desafiar a verdade”.
A responsabilidade que é colocada ao jornalista para trazer a informação sensata competindo com compartilhamentos sem fontes confiáveis muitas vezes para manipular a incitar o ódio gerando mais violência.
Chamando atenção para o crescente aumento de perseguições e ataques feitos a profissionais da comunicação, fazendo o Brasil cair algumas posições no ranking mundial de liberdade de imprensa e do exercício da função que será tema da próxima matéria no Fm News para a Semana da liberdade de imprensa.