FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Saúde

Psicóloga explica sintomas e a importância do tratamento da depressão

“Dois milhões de brasileiros sofrem com a doença e não reconhecem os sinais”.

 

Redação Abrolhos Fm/ Reportagem Beto Ramos/ Texto Carolina Rosa

 

A depressão é considerada o “mal do século” pela Organização Mundial da Saúde, justamente por ser uma doença considerada silenciosa. Por isso a redação do Fm News convidou a psicóloga Edmara Moreira Koch para falar sobre essa delicada doença que atinge 2 milhões de brasileiros e mesmo assim, ainda não tem a atenção devida.

Edmara começa e entrevista explicando a diferença entre tristeza e depressão, pois a tristeza é uma emoção inata ao ser humano, todos sentem ou já sentiram tristeza em algum momento da vida. A depressão por outro lado, é derivado de um quadro clínico psiquiátrico onde o sintoma de tristeza não passa tão rápido como uma emoção sadia, podendo considerar a depressão como uma doença relativamente intensa.

Segundo a psicóloga, olhando para um quadro de depressão numa percepção crua, a doença é causada por uma falha num neurotransmissor chamado “serotonina”, responsável por produzir as sensações de prazer e bem-estar, isso quer dizer que qualquer pessoa que tenha deficiência nesse neurotransmissor pode desenvolver depressão.

A doença também se desenvolve caso o paciente tenha sofrido algum trauma específico ou por combinações biológicas e que geralmente são ativadas por um gatilho na mente. Entre os sintomas estão alterações no sono, distúrbios alimentares, baixos níveis de energia e concentração, além da baixa autoestima.

Sobre o tratamento, a profissional Edmara Moreira explica como é importante que o paciente se atente aos sintomas para buscar o tratamento correto e imediato, pois hoje o que frequentemente acontece são pessoas que tratam variadas doenças físicas, mas quando adoecem psicológica e mentalmente banalizam o quadro clínico. Existe ainda no inconsciente de grande parte da população que fazer tratamentos ou terapias psíquicas é “coisa de doido”, o que impede que muitas pessoas se sintam à vontade para pedir ajuda e buscar o auxílio correto.

Concluímos então, que a depressão de fato é uma doença que está em nosso cotidiano, a cada 8 brasileiros pelo menos 1 foi diagnosticado com depressão em algum nível, pois a doença também varia entre níveis de gravidade. Caso você tenha ou conheça alguém que possua sintomas da doença, indique que procure um especialista para tratar com precisão.