“
“Uma das festas mais tradicionais do país tem como casa o nordeste brasileiro”
Redação Abrolhos Fm/ Texto Carolina Rosa
O Brasil é um país reconhecido mundialmente por seu potencial em fazer festas tradicionais que compõem a cultura brasileira. No início do ano todo território nacional recebe e celebra o carnaval que se tornou o principal feriado festivo do país, onde turistas de vários lugares do mundo vem prestigiar a festa.
Em junho as festas se direcionam para o São João que é uma comemoração muito valorizada na cultura brasileira e o nordeste se destaca realizando ano após ano festas que unem beleza e tradição. Para o turismo e economia, as festas juninas trazem um movimento muito positivo para os estados nordestinos pois podem durar até um mês dependendo do local e pessoas de diferentes lugares do país escolhem aqui para visitar, é o momento ideal para fomentar tudo que há de bom como a culinária, o forró e as danças regionais além da cultura dos povos sertanejos e indígenas, pagãos e cristãos.
Neste ano em especial, a Bahia traz como tema um assunto pertinente “Respeita as minas”, com a intenção de enaltecer a história da mulher nordestina e fazer com que o respeito às mulheres em nosso país também vire tradição. A decoração da capital baiana espalhou 780 mil metros de quadrados, ‘bandeirolas’, balões e luminárias para festejar.
A festa de São João é uma festa de origem pagã, quando os povos do hemisfério norte celebravam o solstício de verão. Ao chegar no Brasil, se depararam com povos que já tinham a celebração, porém a de solstício de inverno marcada em volta da fogueira. Logo foi a união de povos e culturas pagãs originárias do Brasil incorporado ao catolicismo e vinculada ao nascimento de João Batista fato que fez a festa ganhar mais força e adeptos da celebração.
O que se sabe é que a Festa Junina ou a Festa de São João é uma época do ano festejada há muitas gerações no país, tendo como berço a região nordeste, sendo considerada patrimônio cultural brasileiro.