“
“Mexa-se para ter uma vida sadia e tranquila”
Redação Abrolhos Fm/ Texto Carolina Rosa
O que designa uma vida saudável? Não é de hoje que estão crescendo o número de pessoas que estão em busca de cuidar da saúde de uma forma mais ampla. A atividade física, uma boa alimentação, boas horas de sono e uma busca pelo verdadeiro autoconhecimento e bem-estar podem ser o segredo para viver uma vida em harmonia.
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) 17,5 milhões de brasileiros morreram por doenças cardiovasculares um número assustador no panorama mundial. 7 milhões morreram por doenças derivadas do consumo de tabaco e o número de pessoas obesas e/ou com sobrepeso não para de aumentar.
A médica especialista em nutrição Mariá Nawa formada pela Universidade de São Paulo (USP) afirma que a saúde do povo brasileiro ainda é oriunda de um processo de escravização, pois são receitas com ingredientes muitas vezes de baixa qualidade, que eram os alimentos que os escravizados tinham acesso, além de hábitos que são vinculados a uma dependência do trabalho que reflete os dias de hoje. Ainda existe o imaginário que se alimentar de forma saudável e praticar exercícios necessita ter dinheiro sobrando.
“Graças a esse processo de desigualdade, as doenças ligadas a alimentação e hábitos saudáveis afeta majoritariamente a comunidade negra, por isso é importante saber que, não é preciso ter academia se você pode dar uma caminhada e se alongar. Não necessita ter uma alimentação caríssima ou com produtos importados se é possível ter acesso às feiras de pequenos produtores. É preciso apenas olhar para si e se priorizar ”.
O Conselho Federal da Psicologia (CFP) é outro órgão que afirma a importância de se mover fisicamente com regularidade e cuidar da saúde mental para viver mais.
“Com a vida moderna e urbana, é cada vez mais comum casos de ansiedade e estresse, por isso não se deixar levar depois pela pressão do dia a dia e criar o hábito de tirar um tempo pra si é fundamental para viver com saúde corpo e mente”.
Sendo que até 2025 o Brasil será o sexto país com maior número de idosos no mundo, por isso se fala cada vez mais dessa drástica mudança que deve acontecer na rotina dos brasileiros, para que se viva uma velhice com saúde e paz.
Por isso mova-se! Faça o que puder para se sentir bem, priorize sua vida física e mental ativa para não deixar o fluxo da vida estagnar. O agora é o mais importante.