“Psicóloga destaca a importância de desenvolver habilidades sociais para viver melhor”
Redação Abrolhos Fm/ Entrevista Beto Ramos/ Texto Carolina Rosa
Já ouviu falar em Habilidades Sociais? Sabe do que se trata? A psicóloga Edmara Moreira Koch retornou aos estúdios da Abrolhos Fm para explicar mais sobre o assunto.
As habilidades sociais são aptidões de viver no coletivo que desenvolvemos ou nutrimos ao longo da vida. Partindo do pressuposto que todo ser humano necessita do outro para viver, a habilidade consiste em saber disso e lidar bem com a ideia.
Encontrar pontos positivos em receber críticas sem ressentimentos, saber ser gentil e receber uma gentileza sem maior resistência, conseguir falar em público ou cultivar empatia ao próximo são formas de saber se a habilidade social anda bem.
A psicóloga Edmara afirma que essa é uma construção contínua e está ligada aos primeiros anos e experiências de vida das pessoas. “Tudo começa com os primeiros exemplos que vem de casa, se a pessoa tem ou não liberdade de se expressar sem punições ou até mesmo como os pais lidam com a vida social deles influencia as crianças que logo crescerão carregando esses padrões consigo”.
As habilidades sociais vão das mais simples como contato visual, tom de voz e expressão às mais complexas como falar em público por exemplo, já que existem pessoas com fobias ao lidar com um número maior na plateia.
É importante também que essas habilidades sejam desenvolvidas cedo para evitar possíveis problemas comportamentais como timidez excessiva, falta de compaixão ou agressividade.
Além disso Edmara afirma que ter ou buscar desenvolver habilidades sociais impactam positivamente o desempenho acadêmico e no ambiente corporativo justamente por aceitar críticas e construir um repertório amplo de fala entre os colegas. Outro fato positivo que a psicóloga aponta é que a vida das pessoas com habilidade social flui com maior leveza e bem-estar, por isso é de suma importância que cada vez mais se fale sobre isso.
Saúde mental é coisa séria! e impacta diretamente a relação que a sociedade tem para enfrentar as questões tanto no âmbito coletivo quanto individual.