Médica especialista na medicina do adolescente destaca as principais causas de morte
“
Causas externas como mortes acidentais são as mais comuns nesta fase afirma dr. Julia”
Redação Abrolhos Fm/ Reportagem Beto Ramos
Recebemos nos estúdios da rádio Abrolhos Fm a médica especializada em medicina do adolescente, doutora Julia Keer.
A especialista fala sobre quais são as principais mortes relacionadas a essa faixa etária que segundo ela são causas externas de diversas naturezas, como acidentes vinculados à bicicleta e patins; atropelamentos por descuido, homicídios que envolvem jovens mais à margem da sociedade em situação de vulnerabilidade e em alguns casos de suicídios que também fazem parte desta estatística.
Os números segundo a dr. Julia representam crianças a partir de 5 anos de idade até jovens de 20 anos, essa faixa etária contempla uma fase da vida de muita saúde, pois são crianças e jovens que em geral de alimenta bem e possui a imunidade mais alta à doenças.
A médica afirma que a causa dessas mortes por causas externas são vinculadas a “falta de medo”, pois é uma fase também em que não se pensa nas consequências de dor ou perigo, o que mais conta é a diversão e a sensação de descoberta.
“Por esse motivo de serem crianças e adolescentes sem medo de “morrer” que é de extrema importância que os pais estejam sempre os vistoriando, para garantir que nenhum acidente possa acontecer. Logo cuidados com produtos de limpeza, vidros, coisas quentes e mantê-los longe de fogões e objetos cortantes por exemplo, são fundamentais para cuidar da segurança das crianças nessa fase de tamanha agitação”.
Segundo a Organização Mundial da Saúde as taxas de mortalidade infantil diminuíram significativamente no Brasil, mas mesmo assim é importante estarmos sempre atentos a saúde dos pequenos e adolescentes. Não só a saúde física, como a saúde mental que é fundamental para configurar uma vida livre de problemas, formando ampla perspectiva de futuro e diferentes oportunidades.