Uma barragem se rompeu no povoado de Quati, na cidade de Pedro Alexandre, nordeste baiano, na manhã desta quinta-feira (11). A Defesa Civil da cidade informou que as fortes chuvas que atingiram a região do Rio do Peixe contribuíram para o rompimento da estrutura. Não há informações sobre feridos. Ainda não há detalhes sobre a composição da barragem.
A Superintendência de Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec) informou que o caso ocorreu por volta das 11h. Por causa da quantidade de lama, as estradas estão intransitáveis, o que dificulta o atendimento pelos órgãos à população.
Ainda de acordo com o órgão estadual, o Corpo de Bombeiros de Paulo Afonso foi acionado para ajudar nos atendimentos da região. Os órgãos alertam para necessidade dos moradores de Coronel João Sá, vizinha ao município, deixarem as casas.
Chove forte na região entre Pedro Alexandre e Coronel João Sá há, pelo menos, 5 dias. A barragem do Quati transbordou por volta das 6h desta quinta, e a estrutura rompeu às 11h.
Pelo menos 150 famílias ficaram desabrigadas, além disso, o prejuízo estimado pela prefeitura é de R$ 10 milhões. Não houve vítimas, mas o povoado de Quati, parte do município de Pedro Alexandre onde fica a barragem, também está com mais 50 famílias desabrigadas.“Graças a Deus, não morreu ninguém. Só uma senhora de 70 anos que ficou ilhada e quase morre afogada, mas conseguimos resgatá-la”, declarou o prefeito de Coronel João Sá, Carlos Sobral.
As famílias que tiveram que abandonar seus imóveis estão sendo levadas para o Colégio Municipal e para as escolas Maria Dalva, Ruy Barbosa, Juracy Magalhães e Paraíso Infantil.