“Valorizar o ecoturismo será o futuro para essa região diz William Freitas”
Redação Abrolhos Fm/ Reportagem Beto Ramos
O festival das Baleias aconteceu neste final de semana entre os dias 17 à 21 de julho, no município de Nova Viçosa, Bahia. O evento realizou uma série de ações assertivas e importantes.
A equipe de jornalismo do FM NEWS entrevistou representantes de diferentes setores com engajamento ambiental para saber mais sobre as ações do Festival das Baleias deste ano e suas ações.
William Freitas presidente do instituto REDEMAR e ativista ambiental destaca que a principal objetivo do festival é “reunir potências” ou seja, reunir todas as pessoas e organizações que trabalham em prol da conscientização ambiental para que a população local reconheça seu valor e o paraíso para ser utilizado de forma sustentável.
“A população que vive em torno de Abrolhos não enxerga o poder que tem em mãos, e isso precisa mudar já. Estamos em um verdadeiro paraíso natural e não se valoriza como deve, todos os municípios podem ganhar com a construção dessa consciência coletiva”.
Segundo informações da organização do evento, o Festival das Baleias tem grandes chances de se estender para outros municípios que recebem as baleias jubartes, para que se crie esse movimento de transformação, para que todos vejam a grandeza do Extremo Sul Baiano.
“Não se pode mais pensar turismo visando apenas às festas do início de ano, pois esse é um turismo predatório que quase sempre destrói nossas cidades, os turistas que vem com essa mentalidade não querem preservar e ao longo do ano vemos quão prejudicial é essa relação com as reservas naturais que temos aqui”.
O festival empodera os munícipes, pescadores e artesãos que vivem dos recursos naturais mas precisam também dos turistas, para que seja uma troca equilibrada. Além de forçar que as autoridades locais começem a valorizar o turismo de observação de baleias para que esses quatro meses de ‘baixa temporada’ sejam o foco e vetor de crescimento da região.
#redemar #redevivamarvivo #festivaldasbaleias2019 #preservaçãoambiental #conscientizacaoambiental #abrolhos #