A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou nesta sexta-feira (2) ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto do lançamento das obras de reestruturação e modernização do Projeto Público de Irrigação Ceraíma, no município de Guanambi (BA). Os investimentos somam R$ 15,9 milhões, repassados por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Parnaíba e do São Francisco (Codevasf), segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional.
Tereza Cristina destacou que o ministério hoje é um só e trabalha para apoiar pequenos, médios e grandes agropecuaristas do país, principalmente para aqueles que necessitam de mais ajuda. Ela disse que o ministério vai levar assistência técnica e projetos para que os agricultores tenham eficiência no uso dos recursos hídricos.
A ministra também falou sobre o Selo Arte, regulamentado em julho e irá permitir que produtores artesanais possam vender suas mercadorias, como queijos e defumados, em todos os estados do país.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, cerca de 3 mil pessoas devem ser beneficiadas com o projeto de irrigação nas cidades de Guanambi, Urandi, Pindaí e Caetité. Na região, há cultivo de manga, banana, goiaba, abóbora, mandioca e hortaliças. O projeto de irrigação está em funcionamento desde a década de 1970.