FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques

Anilton Marques “Soite” relembra as histórias da cidade

 

“Amor, dedicação e força de vontade  descrevem a história de Mucuri”.

Redação Abrolhos Fm/ Reportagem Beto Ramos 

 

Entrevistamos Anilton Marques Koch, mais conhecido na cidade como “Soite” , ele que nasceu e foi criado em uma família  tradicional do município, filho de Olly Zeferino Koch, no qual foi prefeito por dois mandatos em Mucuri.

Soite relembra como era Mucuri  “os recursos eram mínimos, e todo território do município era rural, por isso a locomoção era feita através de barcos que atravessavam o rio, embora fosse importante pela preservação, a população sofria com o isolamento  e para chegar em outros municípios  próximos como Nanuque em Minas Gerais,  a viagem naquele tempo se transformavam em dias” então meu pai, Olly decidiu que havia a necessidade de construir a primeira estrada no município que ligava Mucuri a Posto da Mata.

A relação com as construções também eram outras segundo Soite, pois não havia nenhuma tecnologia na época para auxiliar os trabalhadores, tudo era feito com enxadas, marretas,força física e para compactar o solo usava-se couro de boi. ” Para se ter idéia, nunca tiveram previsão de quantos meses levaria a obra de construção dessa estrada”.

Soite recordou datas festivas do Município e os temas que ao longo do tempo foram se perdendo, como a Festa do Índio e Dia dos Reis.

Anilton Marques ressaltou que para serem feitas as construções e festas, a família precisou doar uma fazenda  para obter recursos financeiros assim construindo a primeira sede da prefeitura  e uma escola em Novo Cruzeiro.

“Tudo era totalmente diferente, estamos falando de quase 60 anos atrás,nada tinha a proporção que Mucuri tem em relação a comércio, acessibilidade e outras coisas mais. Naquele tempo não tínhamos dinheiro, era necessário realmente tirar do próprio bolso para fazer acontecer e assim foi.”

Soite conclui  emocionado pois  contar a história do município é o mesmo que relembrar a história da família Koch, para sua árvore genealógica existe uma relação de amor e doação verdadeira com o progresso da região, não só de interesses políticos, por isso acredita-se que é tão importante valorizar e enaltecer essas histórias, pois são elas que realmente descrevem a historia de Mucuri.