“O processo de seleção vem ocorrendo desde Abril deste ano e finaliza com a candidatura em Outubro.”
Redação Abrolhos Fm
Está acontecendo no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o processo de escolha dos novos representantes do Conselho Tutelar no município de Mucuri. As inscrições foram abertas no período de 23/04 à 26/05 onde todos os interessados puderam se candidatar.
Segundo o presidente da Comissão de Escolha, Genilson Oliveira Rego, o número de inscritos este ano surpreendeu a comissão com 129 pessoas, sendo 62 de Itabatã e 67 de Mucuri sede. Segundo o Presidente, os candidatos passaram por algumas fases como a prova escrita, que aprovou para próxima fase 12 candidatos de Itabatã e 13 de Mucuri.
O processo de escolha continua, agora com a avaliação psicológica e depois com a eleição popular que acontecerá no dia 6 de outubro, onde 5 pessoas de Itabatã e 5 de Mucuri serão eleitas para finalmente exercer a função nos próximos dois anos.
Ana Paula Rodrigues Santos Porisco que é uma das representantes da Comissão de Escolha do Conselho Tutelar afirma que esta eleição vem com mudanças inclusive na legislação da área da Criança e Juventude. “A escolha nunca é um momento fácil, estamos aqui para fazer de forma criteriosa e justa. Todos que chegaram até aqui merecem o reconhecimento.”
A próxima fase do processo de escolha são as eleições populares, os candidatos estão passando por uma série de orientações sobre o programa eleitoral no qual não devem ser financiados ou receber ajuda de nenhum órgão ou pessoa física para alcançar a seleção, a Comissão lembra que se for descoberto e provado qualquer ação fora do que é previsto por lei, o candidato será automaticamente desclassificado.