Localidade pertencente ao município de Mucuri, no extremo sul do estado, ganha seção eleitoral inaugurada pelo TRE-BA. A expectativa é que pelo menos 500 títulos já biometrizados sejam emitidos antes das Eleições 2020
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia inaugurou, na última quarta-feira (28/8), uma seção eleitoral no assentamento Lagoa Bonita, no município de Mucuri, extremo sul do estado. A nova seção irá beneficiar 120 famílias que não mais precisarão se deslocar para exercer o direito ao voto.
Lagoa Bonita está localizado na mesma região que outros dois assentamentos, o Paulo Freire e o Jequitibá. Os três foram formados a partir da desapropriação de uma fazenda de 600 alqueires pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Em 2015, a primeira seção do TRE-BA foi inaugurada, no Paulo Freire, que atualmente tem 500 eleitores. A expectativa é que o mesmo aconteça em Lagoa Bonita, já que a quantidade de famílias é semelhante.
Na avaliação do chefe de cartório da 35ª Zona Eleitoral, Glauco Cerqueira, a nova seção amplia a relevância da localidade de Lagoa Bonita. “A sociedade mucuriense só tem a ganhar com isso, sobretudo no que diz respeito à representatividade e à inclusão das pessoas no seu destino político”, observa o servidor do TRE-BA.
A necessidade de uma seção atende à demanda dos eleitores, que vinham solicitando o serviço nos últimos anos e intensificaram o pedido com o início da revisão biométrica no município, explica Glauco Cerqueira. Além disso, os moradores da região tiveram dificuldade de transporte nas últimas eleições para chegar até Mucuri (30km) ou ao distrito de Itabatã (20km), o que acabou deixando muita gente sem votar. “É realmente muito mais fácil a gente levar a Justiça Eleitoral até um lugar como esse do que esperar que as pessoas consigam fazer esse deslocamento. Para elas, é menos custoso e muito mais confortável”, afirmou Glauco.
Biometria
A instalação de um posto de atendimento no distrito de Itabatã, no final do mês de agosto, também faz parte de ações estratégicas do TRE-BA para alavancar a biometria na região. O chefe da 35ª ZE explicou: “Esses atendimentos devem aumentar o número de revisões porque Itabatã atende a maior parte da população do município de Mucuri. Para se ter uma ideia, lá tem mais eleitores do que a sede”.
Glauco Cerqueira lembrou ainda que a nova seção em Lagoa Bonita foi iniciada dentro da revisão biométrica, o que vai significar 100% do eleitorado com a biometria, dado que em breve deve ser computado no BioMaps. “Todos os eleitores de lá serão revisados. Será aproveitamento total da biometria, já que a seção surgiu durante a revisão do eleitorado”.