“Projeto que fortalece a importância da solidariedade ativa na comunidade ”
Redação Abrolhos Fm
O Colégio Opção promoveu o 1º Projeto Cívico Solidário do município de Mucuri que aconteceu na última sexta-feira, dia 6 de setembro.
O projeto foi criado a partir do questionamento dentro da sala de aula sobre “O que é ser cidadão?” e o que nos torna cidadãos de fato, a partir deste princípio as respostas foram norteando as ações, como por exemplo, o cuidado com o próximo. A escola arrecadou doações de alimentos, brinquedos e itens básicos de higiene pessoal para doar para famílias pré-selecionadas que necessitam de ajuda.
A idéia da Ação Social também foi ampliar a percepção dos alunos sobre as diferentes realidades que existem ao redor, acreditando que esta é uma forma clara de ser cidadão, olhando para o lado e vendo o mundo por outra ótica.
Além das doações a escola montou tendas relacionadas a uma série de serviços rápidos como a tenda Setembro Amarelo, testes rápidos de Sangue, jogos trazidos pelo Lar dos Idosos e a Comunidade Surda que participou com brincadeiras interativas, para unir as crianças. Tudo no intuito de integrar formas de cuidado.
Para engajar as ações, o Colégio Opção abriu o projeto para incluiu alunos de outras escolas da região que participaram da ação, além de contar com a participação de pais e moradores que foram prestigiar a ação.
Segundo a coordenadora do Colégio Gabriela Oldenburg, o projeto é uma realização muito importante não só para escola como para toda comunidade de Mucuri, pois o compartilhar é um ato transformador.
“Além do ato de compartilhar com os outros, um dos valores mais importantes que a Ação Cívica Solidária traz é mostrar para os nossos alunos todas as condições sociais e realidades possíveis, fazê-los compreender que o mundo vai mundo além das experiências que temos. E fazê-los entender que a melhor forma de cumprir o papel cívico é cuidando uns dos outros.”
A Escola evidencia a importância que foi poder contar também com as famílias dos alunos que estiveram presentes no ato deste ano, pois o Projeto já aconteceu o ano passado porém não foi divulgado.