FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Cultura Destaques

Mucuri e seus moradores de longa data

“282 anos somam a longa experiência de vida desses senhores, que acompanharam Mucuri crescer”. 

 

Redação Abrolhos Fm/ Reportagem Beto Ramos 

 

A rádio Abrolhos valoriza histórias contadas pela população nativa de Mucuri, por isso estamos sempre atentos para conhecer a trajetória dos moradores da cidade.

Desta vez, em entrevista ao Fm News, Beto Ramos conversou com quatro moradores que são figuras importantes para o município, pelo tempo já vivido aqui e pelas lembranças que podem nos relatar. O Sr. Adenildo Dener de 82 anos, o Sr. Teodoro ‘Carpinteiro’ de 73 anos, o Sr. Jorge Conceição de 62 anos e Seu Canuto de 65 anos colecionam histórias e risadas sobre os longos anos de convivência por aqui.

Jorge Conceição e Seu Canuto contam que devido a cidade ser completamente rural nos tempos antigos, o trabalho feito por eles de aterramento e construção contribuiu para o crescimento do município, pois eram responsáveis por aterrar praticamente todas as ruas da cidade. “Ajudamos fazer metade de Mucuri, há muito tempo que já trabalhávamos com materiais de construção e frete, então as obras da época ficavam sob nossa responsabilidade”, nos contam com muito orgulho.

Jorge relata que durante os aterramentos e o processo de ‘urbanização’, confusões ocorriam constantemente, como foi o caso da construção e batismo da rua Malvinas.

“Tudo começou quando Nelson Cordeiro de Moura, que era nosso “patrão” na época, nos deu a ordem de aterrar um terreno. Após o trabalho começar descobrimos que o endereço estava errado. Como se não bastasse logo em seguida o verdadeiro dono resolveu aparecer na cidade, aí deu-se a confusão. Na época estava acontecendo a guerra das Malvinas então por esse episódio o nome ficou.” afirmou Jorge acrescentando “ainda bem que tudo passou!”.

E a avenida Petrobrás, você sabe o porquê recebeu este nome? Pois Jorge explicou que a avenida já fui uma estrada, e lá a Petrobrás havia encontrado um ponto de petróleo, então anos depois, após uma série de modernizações, a antiga estrada foi batizada como Avenida Petrobrás.

Além disso, Teodoro ‘Carpinteiro’ conta que foi responsável por construir várias pontes, como a do Rio Coca-Cola, e todas elas feitas em madeira e sem ajuda de nenhum equipamento, tudo era feito com machados e facas para alcançar o resultado.

“Não tinha outra alternativa, a gente tinha que fazer as coisas para poder se locomover por aqui. Naquela época quase todo trabalho era rural, como cuidar dos animais, da terra .. meu primeiro emprego na cidade foi em uma fazenda e a própria dona me ensinou tudo que eu precisava saber. Eram bons tempos.”

Os simpáticos senhores relembraram, além destas curiosidades sobre Mucuri, que passaram por diversas gestões e por todas as mudanças, que aos poucos, foram acontecendo. Fato é que Mucuri se transformou nos últimos 40 anos, de um lugar que não tinha ao menos energia e asfalto, para ser um dos mais ‘ricos’ municípios do estado da Bahia.