FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Cultura Destaques Entrevistas Meio Ambiente Saúde Uncategorized

Conheça o Projeto CSA de alimentação Orgânica

 

“Produtores que respeitam o ciclo natural do alimentos não necessitam de agrotóxicos, destaca nutricionista.”

 

Redação Abrolhos Fm

 

O Brasil é um dos países líderes no consumo de agrotóxicos em todo mundo, hoje são mais de 500 substâncias tóxicas inseridas na alimentação e na água do brasileiro, sendo que cerca de 290 substâncias foram liberadas apenas neste ano de 2019.

Para entender melhor, os agrotóxicos são substâncias utilizadas geralmente em grandes produções agrícolas, especialmente em monoculturas (quando o cultivo é de uma única espécie vegetal), que controlam a proliferação de pragas e doenças ligadas ao solo, porém o uso excessivo e incorreto dos agrotóxicos acarreta em sérios danos ao meio ambiente, como a contaminação do solo, do lençol freático, dos produtos cultivados e consequentemente da saúde humana. Por esse motivo, vem crescendo o número de grupos e movimentos ligados a agricultores e produtores rurais levantando a bandeira da produção orgânica de alimentos.

A equipe de jornalismo da Rádio Abrolhos Fm, teve a oportunidade de conhecer o CSA – Comunidade que Sustenta Agricultura. Projeto de cooperação entre produtor e consumidor que visa fortalecer a agricultura local, permitindo que os agricultores tenham mais estabilidade financeira e os ajudando a diminuir a chamada “renda flutuante”.  Um dos pilares do CSA é justamente incentivar o cultivo de alimentos orgânicos e a relação da comunidade com a agricultura familiar.  Para que isso aconteça, o projeto oferece aos consumidores que os produtos sejam entregues em casa, semanalmente. 

O projeto na prática acontece de forma simples, basta o consumidor fazer a matrícula e escolher qual “plano” melhor se encaixa em sua necessidade. São duas opções de cestas sendo a primeira com 10 itens e a segunda com 14, as duas possuem folhosos, temperos, raízes, legumes e ervas. O que as difere é a quantidade e o peso dos produtos.

Segundo Maria Luana Cavalcante nutricionista, agricultora e integrante do grupo, quanto mais próximo for o contato da população com o produtor rural, mais saudável essa relação será. 

“Aqui no CSA, nós acreditamos que quando a comunidade reconhece o valor da boa alimentação, a consequência natural é a valorização da agricultura familiar, por isso os consumidores que fazem parte do projeto assumem uma responsabilidade de coprodutores, pois podem visitar as propriedades para conhecer todo processo desde o plantio até a colheita, são convidados a participar das assembleias semestrais e contribuir com ideias, além de outras participações. É realmente uma produção colaborativa.” 

O grupo abrange agricultores de Mucuri, Caravelas e região e todos os alimentos da rede são orgânicos e provenientes de agrofloresta. 

Para mais informações, entre em contato no número (73) 99994-3007.