“Uma das manifestações artísticas mais populares do país, está sempre em busca da inclusão social”.
Redação Abrolhos Fm
O Dia 19 de Setembro é marcado como o “Dia Nacional do Teatro” uma das mais antigas artes da humanidade. Registros afirmam que a primeira forma de teatro surgiu no Oriente, porém o teatro como forma de arte teve início na Grécia Antiga e aqui no Brasil é considerada umas das mais populares manifestações artísticas.
O formato de Teatro como conhecemos chegou no Brasil no século 16 e tinha como objetivo espalhar o cristianismo, era praticada por padres e missionários que pregavam a conversão dos índios no Brasil Colônia.
Séculos depois, decorrente ao período de Ditadura Militar que assombrou o país por 20 anos, o teatro começou passar por um intenso retrocesso, pois o regime impunha rígidas censuras e ameaças ao trabalho dos atores que após muita luta no fim da ditadura, o teatro felizmente ganhou nova relevância para a sociedade e a classe artística.
A arte teatral, assim como inúmeras expressões artísticas e culturais são ferramentas poderosas para promover inclusão social, pois tem como missão unir pessoas de diferentes credos e condições sociais para sonhar com novas perspectivas de mundo.
Em 2017, o Dia Nacional do Teatro então se tornou com a aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 124/2014, o Dia Nacional do Teatro Acessível, pensado para fazer do teatro um ambiente acessível à participação de pessoas com deficiência ou com qualquer limitação, temporária ou permanente, em todas as funções das artes cênicas — como plateia, produtores, artistas etc.
O Teatro, assim como a grande maioria das manifestações artísticas no Brasil estão sempre em busca de oportunidades de desenvolvimento a partir de leis de incentivo à cultura, justamente por ser do conhecimento de todos a importância que se tem em incentivar e apoiar iniciativas artísticas.
Segundo Jair Lourenço, coordenador da Cia de Teatro Palhaço Jujuba, embora seja popular no Brasil não são todas pessoas que costumam sair de casa para assistir uma peça teatral, “Popular de fato é, mas acredito que não como poderia ser, até porque muitas pessoas tem a ideia que de o teatro é um entretenimento caro e isso não é verdade e falta muito incentivo e apoio do estado” e completa, “É só percebermos como a classe artística lutou para incluir acesso à pessoas com deficiência, tanto para trabalhar nos bastidores como para assistir .. o céu não é o limite para nós, seremos sempre a resistência”.
Vida Longa ao Teatro e a todas as formas de fazer Arte e Cultura!