O Papa Francisco vai ser presenteado com uma parte do corpo de Irmã Dulce. De acordo com o jornal Correio, a entrega vai ocorrer durante a cerimônia de canonização da religiosa, que está marcada para o dia 13 de outubro, no Vaticano. A partir desta data, a baiana passará a ser Santa Dulce dos Pobres.
Segundo o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, o papa receberá os restos mortais em um relicário acompanhado de uma pedra ametista, que terá formato de coração.
As relíquias mortais – termo usado para designar o que restou do corpo da religiosa – estão guardadas em uma caixa, sob um protótipo da santa que está exposto na Capela das Relíquias, no Templo da Bem-Aventurada, no Largo de Roma, em Salvador. Ontem (18), a urna foi aberta para visitação.
Embora o “presente” possa parecer estranho, é uma prática comum no catolicismo. No ano passado, por exemplo, o Papa Francisco doou ao Patriarca Ecumênico de Constantinopla Bartolomeu I um relicário com alguns fragmentos de ossos de São Pedro. Além disso, algumas relíquias de Santo Antônio de Pádua, como sua língua, foram guardadas.
Por Juliana Rodrigues