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Estudantes em toda a Bahia participam de avaliação de Língua Portuguesa e Matemática

 

 

As escolas estaduais da capital e do interior do estado iniciaram, nesta terça-feira (24), a aplicação da avaliação de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe), da Secretaria da Educação do Estrado, que segue até sexta (27). A prova tem o objetivo de fortalecer o processo avaliativo nas unidades escolares, identificando indicadores pedagógicos que subsidiem a atuação da secretaria e das escolas nos processos de aprendizagem dos estudantes.

A avaliação baseia-se na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que é a prova nacional que gera o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Neste ano, o Saeb ocorrerá do dia 21 de outubro a 1° de novembro.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, conferiu de perto o primeiro dia de aplicação no Colégio Estadual Ruth Pacheco, localizado no bairro de Sussuarana, em Salvador. “Visitei esta escola para celebrar, acompanhar e demonstrar com a nossa presença simbólica que estamos muito alegres e queremos o empenho de todos nesses dias”, destacou.

A estudante Cauane Freitas, 16, 9º ano, estava ansiosa para fazer a avaliação. “Através desta prova, terei como testar os meus conhecimentos e saber o que ainda terei que melhorar para conseguir ter um melhor aprendizado dos assuntos trabalhados nas duas disciplinas”, afirmou.

Robert Silva, 16, também do 9º ano, estava confiante para responder as questões da avaliação. “Eu tenho a expectativa de fazer uma boa prova, pois venho tendo bons rendimentos nas duas disciplinas. Sei que esta avaliação vai contribuir muito para o nosso aprendizado”, revelou.

A diretora do colégio, Sandra Pitanga, também ressaltou de que forma a avaliação pode refletir positivamente no aprendizado dos estudantes. “Com a realização do Sabe, a gente tem a oportunidade de preparar este alunado para a prova Saeb. É importante salientar que não é somente a aplicação de uma prova, pois é preciso que este instrumento tenha sido utilizado durante este percurso para saber até onde o aluno está e o que precisará ser feito para esta melhoria. Isso vai dar um feedback muito interessante para que a escola possa construir uma meta específica para que a gente consiga atingir o Ideb desejado”.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado