“Eleição do Conselho Tutelar ocorre em todo território nacional no dia 6 de Outubro.”
Redação Abrolhos Fm
Se aproxima a tão esperada eleição popular do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que decidirá os novos conselheiros tutelares do município de Mucuri. Processo seletivo que está acontecendo desde Abril deste ano de 2019 e tem resolução esta semana, 6 de outubro com a eleição que ocorre de forma unificada em todo território nacional.
São dez vagas disponíveis, sendo cinco vagas destinadas ao Conselho Tutelar de Mucuri- sede e as outras cinco vagas para o Conselho Tutelar no distrito de Itabatã e todos os conselheiros eleitos se apossam do cargo no dia 10 de janeiro de 2020. Para exercer o direito de voto, basta ir até a escola indicada para sua ‘área’ portando documento original com foto e o título de eleitor.
Representantes da Comissão de Escolha do Conselho Tutelar afirmam que esta eleição vem com mudanças inclusive na legislação da área da Criança e Juventude. “A escolha nunca é um momento fácil, estamos aqui para fazer de forma criteriosa e justa. Todos que chegaram até aqui merecem o reconhecimento.”
Os candidatos estão passando por uma série de orientações sobre o programa eleitoral no qual não devem ser financiados ou receber ajuda de nenhum órgão ou pessoa física para alcançar a seleção, a Comissão lembra que se for descoberto e provado qualquer ação fora do que é previsto por lei, o candidato será automaticamente desclassificado.
A participação efetiva da população é de extrema importância, averiguando o histórico dos candidatos e se dispondo a cobrar ações efetivas, pois a função primordial do Conselheiro Tutelar é proteger as crianças e adolescentes em situação de abandono, negligência, abuso sexual e violência física e psicológica.