“O mês de Outubro marca umas das campanhas de prevenção e conscientização mais importantes do país.”
Redação Abrolhos Fm
O Brasil registra 60 mil novos casos de câncer de mama todos os anos, sendo o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Por isso o mês de Outubro marca a Campanha de conscientização sobre essa doença que atinge muitas mulheres brasileiras e ao redor do mundo.
Segundo estudos da PNS – Pesquisa Nacional de Saúde, cerca de 3,8 milhões de mulheres de 50 a 69 anos nunca realizaram mamografia, número que corresponde a 18,4% da população feminina nessa faixa de idade. O estudo aponta que o maior índice está no Norte com 37,8% e o menos no Sudeste com 11,9%.
A mamografia antecipada é de extrema importância para identificar a possível presença de um câncer e as mulheres devem começar a fazer exames anuais a partir dos 40 anos, no caso de histórico familiar a recomendação para o exame é a partir dos 35 anos.
A característica mais comum da doença é o surgimento de um nódulo nas mamas ou axilas geralmente indolor. Além disso, o paciente pode apresentar outros sinais menos frequentes; veja abaixo:
- Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo)
- Edema (inchaço) da pele
- Eritema (vermelhidão) na pele
- Inversão do mamilo
- Assimetria das mamas
- Espessamento ou retração da pele ou do mamilo
- Secreção pelos mamilos
- Inchaço do braço
- Dor na mama ou mamilo
A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função dos múltiplos fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis, mas além de realizar exames preventivos com frequência, a adoção de alguns hábitos de vida saudáveis