FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques

Extremo Sul da Bahia ganhou Núcleo Territorial do NEOJIBA nesta segunda

 

 

O primeiro Núcleo Territorial do Neojiba (NTN) no Extremo Sul da Bahia foi inaugurado nesta segunda-feira (7), às 19h, em Teixeira de Freitas, no espaço da Igreja Batista Memorial, localizado na Avenida Nove de Maio, 29, no Jardim Caraipe.

Os NTN visam promover educação musical coordenada e de excelência em todo o estado, oferecendo iniciação musical, prática musical coletiva (canto coral e orquestras) e luteria. Cada NTN tem de 150 a 300 vagas, principalmente para inscritos no programa Jovem Aprendiz, assim como para bolsistas técnicos de luteria (reparo de instrumentos) e de arquivo de partituras ou estagiários de cursos superiores de música.

Em Teixeira de Freitas, o NTN funcionará na Igreja Batista Memorial (IBM), com a parceria do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento. Além da assistência social, formação e multiplicação, os NTN se propõem a apoiar projetos musicais como bandas filarmônicas, fanfarras escolares e ações estruturantes governamentais, a exemplo do ‘Escolas Culturais’.

O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, o diretor Musical do Neojiba, maestro Eduardo Torres, músicos, instrutores e coordenadores do programa, personalidades e artistas locais estavam presentes na inauguração em Teixeira de Freitas.

Programa do Governo do Estado, o Neojiba existe há 12 anos e já atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social. Hoje, integra as políticas públicas prioritárias por meio da SJDHDS e é gerido pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM).

 

Sobre o NEOJIBA :

Até então o programa atuava com núcleos de prática musical, mas os Núcleos Territoriais do NEOJIBA (NTN) que estão começando a ser implantados em regiões da Bahia terão mais estrutura e logística, visando promover educação musical coordenada e de excelência em todo o estado. Dentre as mudanças, as melhorias de gestão, novas equipes administrativas, pedagógicas e de desenvolvimento social, ampliando e interiorizando os benefícios do NEOJIBA. Uma das formas de atendimento a tantos municípios é estimular a formação de multiplicadores em várias cidades.

Na última semana, foram inaugurados os Núcleos Territoriais de Feira de Santana e Vitória da Conquista. A ideia é que até 2023 o NEOJIBA atenda os 417 municípios baianos, através de 10 NTN, sendo nove no interior do estado e um na Região Metropolitana de Salvador. A seleção dos municípios seguiu acordo entre a Casa Civil e a SJDHDS, priorizando áreas de vulnerabilidade social e integradas ao Programa Pacto pela Vida.

Além da assistência social, formação e multiplicação, os NTN se propõem a apoiar projetos musicais como bandas filarmônicas, fanfarras escolares e ações estruturantes governamentais como o ‘Escolas Culturais’. Cada NTN tem de 150 a 300 vagas, principalmente para inscritos no programa Jovem Aprendiz. Também bolsistas técnicos de luteria (reparo de instrumentos) e de arquivo de partituras, ou estagiários de cursos superiores de música. Dentre as atividades, iniciação musical, prática musical coletiva (canto coral e orquestras) e luteria. Para mais informações acesse: www.neojiba.org, Instagram (@neojiba) e Facebook (NEOJIBA).

 

Fonte: Ascom/SJDHDS