FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques

China deve importar melão do Brasil e habilitar novos frigoríficos, anuncia ministra

 

A China deve importar melão produzido no Brasil e habilitar novos frigoríficos brasileiros para fornecerem carne aquele país. Anunciou a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, nesta quinta-feira (24). Em compensação, o Brasil vai importar pera chinesa.

Esta é a segunda viagem da ministra à Pequim. A primeira foi em maio deste ano. Tereza Cristina chegou à China no fim de semana passado e se juntou à delegação do presidente Jair Bolsonaro. Nesta quinta, a delegação visitou a Muralha da China e depois se reuniu com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf.
Tereza Cristina se reuniu na quarta-feira (23) com o colega chinês, Han Changfu. Ela destacou a importância da continuidade das conversas entre maio e outubro deste ano que resultou na abertura do mercado chinês para a produção agropecuária brasileira.

Na área agrícola, segundo a ministra, estão sendo acertados protocolos para exportação de farelo de algodão e de farelo de soja, mas essa negociação exige mais conversas entre as equipes técnicas dos dois países. A China também manifestou interesse no açúcar e no etanol brasileiros.

Tereza Cristina reforçou a importância das parcerias entre o Brasil e a China, um país que precisa alimentar 1,4 bilhão de pessoas.

Nesta sexta-feira (25), a ministra participa do Seminário Empresarial Brasil-China, integrando a comitiva do presidente. Tereza Cristina é uma das palestrantes no encontro. Ela fala sobre as relações do agronegócio brasileiro e chinês. A ministra retorna ao Brasil neste fim de semana.