FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques

Países do Mercosul propõem medidas para aumentar acesso da agricultura familiar ao mercado internacional

 

Delegações dos países do Mercosul, apresentaram na 31ª Reunião Especializada em Agricultura Familiar (Reaf), propostas para agregar valor aos produtos dos agricultores familiares, assim como mais acesso a mercados regionais e internacionais. O objetivo é que o setor também tenha oportunidades com o acordo Mercosul e a União Europeia, que prevê livre comércio de alguns produtos agrícolas.

O evento que aconteceu em Chapecó (SC) e foi coordenado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, destacou que a Reaf deste ano permitiu aos gestores e outros participantes aprofundarem os conhecimentos sobre a negociação dos últimos 20 anos que culminaram no Acordo Mercosul-UE e que este tema será pauta obrigatória dos próximos encontros regionais da agricultura familiar.

O grupo de trabalho discutiu ainda o conceito de bioeconomia, tema que já tem programa específico no Brasil, e definiu propostas para produtos da biodiversidade e da lista de indicações geográficas. As representações argentina, uruguaia, paraguaia e brasileira sugeriram que seja feita a identificação de todos os produtos da lista de indicação geográfica do acordo que são da agricultura familiar e que sejam criadas regras de proteção mútua entre os países do Mercosul.
O representante da Coordenadora de Organizações de Agricultores Familiares do Mercosul (Coprofam), Alberto Broch, elogiou a organização do encontro e ressaltou a importância de estudos sobre o tema.

Participaram da Reaf representantes dos governos dos países do Mercosul, integrantes de entidades públicas, privadas e cooperativas relacionadas à agricultura familiar e estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).