Representantes de associações e cooperativas recebem boas-vindas na Feira Baiana da Agricultura Familiar
Os expositores da 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária foram recebidos, neste domingo (24), por dirigentes das unidades da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em reunião promovida no Parque de Exposições de Salvador.
Considerado o maior evento de comercialização da agricultura familiar do país, a Feira é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/BA), e acontece até o próximo domingo (1º).
Estão sendo comercializados cerca de 3 mil produtos de mais de 400 empreendimentos de todas as regiões do Estado, em um ambiente agradável, com 27 armazéns cenográficos, que trazem toda a riqueza genuinamente produzida por associações e cooperativas da agricultura familiar.
Para o titular da SDR, Josias Gomes, a expectativa é a melhor possível para a feira desse ano: “Preparamos tudo com muito empenho e amor. Essa representatividade mostra a força da produção dos agricultores familiares, que com o apoio do Estado estão realizando empreendimentos de sucesso via associações e cooperativas em toda a Bahia”.
O diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, explicou que essa edição, a concepção do evento é para fortalecer a chegada dos produtos nas grandes redes de supermercados: “É um momento de ampliar as possibilidades, fechar negócios e mostrar a força que a agricultura familiar do nosso estado tem”.
A presidente da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (Unicafes), Regina Dantas, enfatizou que são 10 anos de desenvolvimento da Agricultura Familiar da Bahia: “Estamos um zelando um pelo outro e é assim que tem que ser, temos que cuidar um dos outros. Se estamos aqui hoje, e porque temos o apoio do Governo do Estado e estamos todos com mesmo objetivo de fortalecer a agricultura familiar”.
A agricultora do município de Guanambi, Julimar Aranha, participa da Feira pelo segundo ano do Armazém Sertão Produtivo e disse que as expectativas são as melhores: “Tivemos uma ótima participação e venda no ano passado, além disso, participamos de oficinas, conhecemos produtos de outros territórios. Foi uma oportunidade de conhecer as riquezas que existem no interior da Bahia. Esse ano queremos fazer venda maior que ano passado e apostamos naquilo que nosso território produz. A agricultura familiar tem sua vez e estamos mostrando o nosso potencial aqui”. No local, é possível encontrar produtos derivados de frutas nativas como umbu, maracajá da caatinga e jabuticaba. Tem licores, geleias, biscoitos, sequilhos, rapadura e o tijolo do sertão, doce feito com casca de laranja, massa de mandioca e cana de açúcar.
A Feira conta ainda com uma Praça Gastronômica com uma Vila do Forró, uma Cozinha Show, Praça Quilombola, Praça Indígena, Feira de Artesanato e Feira Tecnológica.
Serviço:
Local: Parque de Exposições de Salvador
Período: Até 1º de dezembro
Horário de funcionamento: das 8h às 22h
Ingresso: R$ 10 reais (crianças até 10 anos e idosos a partir de 60 anos não pagam)
Acompanha nossas Redes Sociais
Facebook: /sdrbahia
Instagram: @sdrbahia
Twitter: @sdrbahia
Site: www.sdr.ba.gov.br