A estimativa da safra 2019/20 de grãos aponta uma produção de 248 milhões de toneladas, com aumento de mais de 6 milhões de toneladas em relação a 2018/19. Os números registram novo recorde da série histórica e foram divulgados, nesta quarta-feira (8), no 4º Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
De acordo com o secretário substituto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wilson Vaz, os bons indicadores que sinalizam para um novo recorde de produção se devem as condições climáticas favoráveis na maioria das regiões produtoras e ao bom desempenho dos financiamentos para o setor.
Destaque para a soja, que vem mantendo a tendência de crescimento na área, nesta temporada também deve crescer a produção em relação ao ciclo passado, chegando a 122,2 milhões de toneladas e ao milho primeira safra com previsão de produção de mais de 26 milhões.
O diretor de Política Agrícola da Conab, Guilherme Soria, explicou que fatores como o crescimento da área e da produtividade da soja são responsáveis pelo resultado favorável.
No Rio Grande do Sul, lavouras de milho semeadas em setembro sofreram deficiência hídrica e indicam perdas do potencial produtivo, mas seguem dentro das estimativas iniciais da Conab.
Para mais informações sobre a safra 2019/20, acesse o site da Conab: www.conab.gov.br