FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Turismo

Grupo de viajantes “Kombeiros” contam as histórias e desafios das aventuras na estrada

 

“O grupo que viaja em Kombis explica como se encantaram por Mucuri e quais são os desafios de viajar com carros antigos.”

 

Redação Fm News

O verão é a época do ano em que famílias e amigos vão às praias para se divertir e descansar, porém os desafios de viajar com a família não são fáceis e muitas pessoas passam meses se organizando para que tudo saia como planejado.

O repórter do Fm News entrevistou Marco Arantes e Miriam Barbosa, um casal de Brasília que faz parte do Clube da Kombi um grupo de turistas “Kombeiros”, que viajam dentro de carros coletivos, em busca de conhecer diferentes lugares do país.

O casal conta que a história e paixão com o município de Mucuri começou quando Miriam conheceu a cidade ainda criança, em viagem com os avós, o encantamento foi tanto que sempre fazia questão de voltar nas férias.

“Quando vim para Mucuri ainda pequena foi a primeira vez que vi o mar, então a minha memória sobre aquela viagem e sobre a cidade foi de total encantamento, toda vez que lembrava daqui, pensava só em coisas boas e desde então eu venho todos os anos, além de conhecer outros lugares do Brasil”, conta Miriam.

Com o passar dos anos, Miriam conheceu o Marco, o casal formalizou a união ainda namorando e já vieram para Mucuri conhecer as riquezas naturais daqui. Marco explica inclusive, que o convite para conhecer Mucuri, foi uma das primeiras coisas que vivenciaram juntos.

“Conheci a cidade a convite da Miriam e me apaixonei também, de lá pra cá já são 11 anos passando por aqui todos os anos, depois que iniciamos as jornadas de Kombi, se tornou ainda mais atrativo viajar para cá. A população é extremamente acolhedora e o clima de Mucuri é maravilhoso” afirma Marco.

Sobre as idas e vindas para o município em uma Kombi, o casal explica que o principal desafio é em relação a manutenção dos carros, pois por serem de fabricação antiga, é necessário que haja cuidado e atenção nas estradas.

“Hoje em dia a Kombi não é mais utilizada para fins comerciais como antigamente, a grande maioria das pessoas que possuem o carro usam para passeio, o que é bom, pois o motor não suporta desgaste (…), então o maior desafio está relacionado a manutenção, justamente por ser um carro antigo e difícil de encontrar mecânicos que saibam mexer com maestria” explica o motorista da viagem Marco.

O Grupo que se chama Kapital Kombi Klub explica que mesmo sendo um Clube de Kombis, os integrantes aceitam viajar com motoristas de variados carros, pois a ideia principal é unir as famílias para conhecer lugares e se divertir.

“O Kombeiro, é um pouco diferente do Mobilista (motoristas de carros antigos), porque nós não temos o filtro que só motoristas de Kombi podem viajar conosco, pelo contrário, nós queremos que mais pessoas venham independente do carro (…) o divertido é que tudo isso é feito sem perder a essência da Kombi, nós participamos de feiras e encontros de Kombeiros que acontecem em Brasília e outro que acontece em Curitiba, no dia 2 de setembro, conhecido como o Dia Nacional da Kombi, pois é o início da fabricação do carro”, complementa Marco.

Neste verão, o grupo veio com mais de 20 pessoas e afirmam que virão nos próximos também, pois a paixão por viajar de Kombi com família e amigos, conhecer lugares novos e colecionar histórias memoráveis é o que os fazem seguir adiante.