Redação FM News
Dez mil pessoas estiveram na orla de Alcobaça, no sul da Bahia, segundo dados da Polícia Militar, entre sábado (18) e domingo (19), durante a realização da primeira etapa do projeto Verão Costa a Costa, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre) e da Superintendência dos Desportos (Sudesb).
Ao todo, a ação passará por oito cidades baianas. A próxima é Porto Seguro (Costa do Descobrimento), nos dias 1° e 2 de fevereiro, na Arena Boca da Barra. Depois segue para Ilhéus (15 e 16 de fevereiro); Itacaré (7 e 8 de março); Maraú (21 e 22 de março); Valença (4 e 5 de abril); Lauro de Freitas (18 e 19 de abril) e Salvador (25 e 26 de abril).
Nos dois dias, moradores e turistas participaram de oficinas esportivas, conheceram o artesanato e os produtos da agricultura regional, se divertiram nos equipamentos de esportes radicais e aventura e ainda curtiram as apresentações de grupos culturais locais e shows de Santê, Chica Fé (sábado) e de Tatau (domingo). O cantor foi o responsável pelo encerramento do evento e transformou o momento em uma verdadeira micareta, colocando o público para cantar e dançar com os grandes sucessos da carreira, como ‘Pipoca’, ‘Oh Meu Pai’ e ‘Araketu Bom Demais’.
“O Verão Costa à Costa, além das atividades esportivas, gera trabalho para a população local e fortalece ainda mais o turismo”, destacou o secretário da Setre, Davidson Magalhães. A realização do evento em Alcobaça teve, de acordo com o prefeito Léo Brito, resultados bastante positivos. “A ação foi bem próspera para a cidade, que teve a economia aquecida através do comércio, para o turismo, com o aumento da demanda nos hotéis e pousadas, para os moradores e para os turistas que acompanharam os shows e as competições esportivas”, afirmou o gestor municipal.
Na programação esportiva do Verão Costa a Costa, etapa Alcobaça, foram realizados oficinas e competições de Surf, Stand up Paddle, torneio de Beach Soccer e a primeira etapa do Campeonato Baiano de Futevôlei – valendo vaga para a seletiva do Campeonato Brasileiro.
Na avaliação do coordenador de esportes da Setre, Gustavo Miranda, o evento em Alcobaça superou as expectativas e cumpriu com a proposta de integrar a população e fomentar o esporte e o turismo.“Parabenizo a todos, moradores, turistas e atletas pelo sucesso desse evento, que é esportivo, contribuindo para colocarmos a Costa baiana no calendário esportivo e turístico do estado”, disse Miranda.
O presidente da União das Federações do Esporte Amador da Bahia (Unisport), José Sandes, reforçou a importância do Verão Costa a Costa para o esporte amador do estado. “Esta é uma iniciativa muito importante para o esporte amador, através das clínicas esportivas, ampliamos o leque de futuros atletas do Surf, Futevôlei, Beach Soccer e das demais modalidades que teremos ao longo do projeto”.
Verão Costa a Costa
O Verão Costa a Costa é uma realização da Setre e da Sudesb, com apoio da Bahiatursa e patrocínio da Coelba, por meio do programa FazAtleta. Entre os apoiadores estão ainda a Federação do Esporte Amador da Bahia (Unisport), Federação Baiana de Esportes Radicais e de Aventura (Febera) e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte (IBDE) e as prefeituras dos municípios participantes (Alcobaça, Porto Seguro, Ilhéus, Itacaré, Maraú, Valença, Salvador e Lauro de Freitas).
O projeto também tem a parceria da Federação das Associações de Futevôlei (Futevôlei Bahia), Federação Baiana de Beach Soccer, e Federação Baiana de Surf (FBSurf).
Fonte: Ascom/Setre