Marinha do Brasil alerta para efeitos de ciclone subtropical no sul da Bahia
Redação FM News
Uma região de baixa pressão, que se encontra próximo a costa do Brasil na altura do Espírito Santo e do sul da Bahia, ganha intensidade a partir da tarde desta quarta-feira (22) e se desloca para sudeste no oceano. Ao longo da quinta-feira (23), o sistema evolui para um ciclone com características subtropicais e, se confirmada a previsão, será chamado de Kurumí que significa “menino” em tupi-guarani.
A Marinha do Brasil, em nota à imprensa, informou segundo o comunicado que o ciclone deverá afetar as condições do mar e de tempo no sul da Bahia, entre os próximos dias 23 e 25. São previstos ventos de até 87 km/h ao sul do município de Caravelas. Entre Caravelas e Ilhéus, a Marinha do Brasil prevê ventos com intensidade de até 61 km/h. As ondas nessas localidades podem alcançar de três a quatro metros de altura.
“A formação do ciclone está associada ao estabelecimento de uma zona de convergência sobre uma região em que a temperatura da superfície do mar está sendo observada entre 26°C e 27°C”, explica a Marinha.
Nesta terça (21), o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Codesal) já havia emitido um alerta para temporal em Salvador, que pode ocasionar pequenos deslizamentos de terra e alagamentos nesta quarta e quinta, 22 e 23.
Na quarta, a previsão é de céu nublado, com possibilidade de chuvas fracas, por vezes moderadas, acompanhadas de trovoadas. Na quinta, o tempo permanece com chuvas fracas e moderadas, seguidas de trovoadas.