FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Política

Mucuri e Nova Viçosa: Prazo para Cadastro Biométrico encerra dia 19 de Fevereiro

 

“Estima-se que 50% da população da região pode perder o direito de votar, segundo Mafran chefe de Cartório”. 

Redação Fm News

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, junto ao Cartório da 35º zona eleitoral, que abrange os município de Mucuri e Nova Viçosa, informa que o serviço de agendamento da Justiça Eleitoral para a biometria tem a data limite até dia 19 de fevereiro de 2020, caso o eleitor não cumpra o cadastramento, seu título será automaticamente cancelado. 

Segundo Mafran, chefe do Cartório da 35º zona eleitoral, após a última contagem cerca de 10 mil eleitores ainda não regularizaram seus títulos eleitorais. “Mesmo com o prazo até o dia 19 de fevereiro, acreditamos que apenas 50% dos eleitores farão o cadastro da biometria, ou seja, 5 mil eleitores ficaram de fora das próximas eleições. O que é preocupante”, afirma Mafran. 

Quando ocorre o cancelamento de título, o eleitor perde o direito de exercer o voto e corre o risco de ser eliminado de concursos públicos e processos seletivos, além de dificultar o acesso em viagens nacionais e internacionais. 

O Cartório da 35º zona eleitoral, informa que as agendas estão livres e o eleitor pode fazer o agendamento por meio do site (http://www.tre-ba.jus.br/eleitor/agendamento-biometria/agendamento) e mesmo que não haja o agendamento, o eleitor deve ir da mesma forma , pois os postos de atendimento estão vazios.

O TRE-BA esclarece que para agendar atendimento, basta ligar para o número 0800 071 6505 e informar o número do título. Caso não possua a inscrição eleitoral ou não saiba o número, o eleitor deverá informar o número do CPF, data de nascimento e nome completo dos pais. Além disso, o cidadão poderá informar número de telefone e e-mail. Esses últimos dados são importantes para que o eleitor receba confirmação e lembretes sobre o agendamento.